domingo, 30 de maio de 2010

Sobre os problemas do transito e a fiscalização


Sobre os problemas do transito e a fiscalização
O sistema viário ou comumente chamamos de transito, é sem sobra de duvidas o maior espaço publico existente, pois contempla todo e qualquer cidadão independente de condição ou status social o qual ocupam, temos todos, o grande dever de exercitar nossa cidadania neste ambiente democrático de sermos cidadãos na pratica, pois a ação cidadã não se restringe ao momento do voto obrigatório e tão pouco a torcer pela seleção de futebol de nosso país, mas sim, uma postura cultural de respeito aos direitos e deveres de todos os demais.
Ser cidadão no trânsito não é algo fácil, pois devemos saber respeitar deveres e obrigações sem que haja a presença de agentes fiscalizadores. Em geral não gostamos de sermos fiscalizados e muito menos autuados quando cometemos alguma irregularidade no transito, somos sempre “vítimas” dos agentes públicos, pois nos cobram por erros que cometemos, mas afinal de contas quem esta errado? O agente fiscalizador ou eu que não respeitei regras as quais tinha a obrigação de respeitar?
Vemos hoje em dia um processo de “demonização” dos agentes fiscalizadores, pois são “insensíveis” aos problemas de cada cidadão, pois se estacionei meu veículo em local proibido pela sinalização foi por que tinha um compromisso urgente que em geral duram menos de dois minutos, coisa rápida, mas que os insensíveis sequer levam em conta...
É fácil projetar em outros a responsabilidade que nos pertence, dizer que os agentes fiscalizadores não são: “compreensivos, insensíveis, homens ruins, deveriam prender bandidos ao invés de perturbarem os bons cidadãos” é desculpa vazia para justificar nossos erros o que alias tornam mais difícil a vida de outros cidadãos que também tem seus problemas e necessidades de deslocamento e movimentação e que respeitam as regras estabelecidas em lei que se sentem vilipendiados em seus direitos quando outros não respeitam as regras, meu objetivo e levar à reflexão todos aqueles que se consideram bons cidadãos e que muitas vezes agem como se não o fossem para que modifiquem suas posturas e tornem nossas cidades lugares melhores onde todos poderão viver com respeito e dignidade, ou seja, exercitar plenamente o direito a Cidadania...
Sejam todos bem-vindos concordem, discordem, mas reflitam sobre o tema será bom a todos.

2 comentários:

  1. Aí véio, beleza teu blog, tem teu estilo, claro e bem elaborado. parabéns. Góes

    ResponderExcluir
  2. OLa, eu concordo com tua idéia e posição expressa neste texto, mas acredito como leiga neste assunto que tu és mestre que, principalmente em nossa cidade aumentou muito o numero de veículos, em especial carros, e ao meu ver o problema de infrações, desrespeito ou irregularidades, como as que tu te referes no texto, tambem aumentaram na mesma proporção, assim sendo é preciso que, os governates, os administradores, os gestores, enfim todas as competencias legais envolvidas, tambem reflitam e com relevancia e sabedoria que devem ter consiguam melhorar a qualidade da infra instrutura das vias e seus ascessos, principalmente as centrais, para que cidadãos e cidadãs que pagam impostos tenham melhor atenção e respeito, vendo seu imposto melhor empregado em beneficio comum e aqueles que não pagam... ou que burlam as leis, tambem sintam-se culpados por não fazer.
    Se todos tivessem qualidade e satisfação, talvez alguns ou até muitos mudassem suaa visões do "jeitinho brasileiro".
    Que teu próximo artigo possa levar em conta meu comentario "desabafoso"!
    Parabens!!!

    ResponderExcluir